Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Brasiliense
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe BrasilienseInforme Brasiliense
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Social

GDF promove ações para garantir qualidade dos restaurantes comunitários

11 de fevereiro de 2025
Compartilhar

A Secretaria de Desenvolvimento Social e a Novacap realizam periodicamente ações de verificação sanitária e manutenções técnicas, visando garantir qualidade na oferta do serviço nos restaurantes

 

A medida visa garantir a qualidade do serviço e o bem-estar da população que utiliza esses equipamentos | Foto: Divulgação/Sedes-DF

 

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), verifica de forma contínua as instalações dos restaurantes comunitários. A medida visa garantir a qualidade do serviço e o bem-estar da população que utiliza esses equipamentos.

 

“Os restaurantes comunitários vão muito além de garantir o acesso à alimentação”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. “Abrangem, também, a forma como os alimentos são preparados até chegarem ao prato da população, assegurando, inclusive, a adequação do ambiente em que o público se alimenta”, completa.

 

O DF dispõe de 18 restaurantes comunitários, localizados em áreas com grande vulnerabilidade social e insegurança alimentar, preferencialmente próximos a locais com transporte público disponível. O objetivo desses equipamentos é preparar e comercializar refeições saudáveis a preços acessíveis.

 

A subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Vanderléa Cremonini, explica que os restaurantes comunitários são submetidos a inspeções diárias realizadas pelos servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social, que são responsáveis pela gestão e fiscalização dos contratos com as empresas especializadas em fornecimento de refeições.

 

“Essas inspeções abrangem tanto a parte higiênico/sanitária, garantindo a segurança e a qualidade dos alimentos, quanto às condições físicas das instalações. Assim,caso seja encontrado qualquer item danificado, como uma torneira ou um vaso sanitário, por exemplo, é feito o pedido de manutenção e interdição daquele item ou espaço. Isso tudo é uma forma de garantir a manutenção preventiva e corretiva dos restaurantes, sobretudo para prevenir acidentes”.

 

Além disso, as unidades passam por auditorias da Vigilância Sanitária, serviço vinculado à Secretaria de Saúde, para verificar a qualidade e segurança no preparo, armazenamento e distribuição dos alimentos, além da adequação do espaço físico dos restaurantes.

 

Segurança e manutenção

Nesta gestão do Governo do Distrito Federal, foram inaugurados quatro novos restaurantes comunitários nas regiões do Sol Nascente/Pôr do Sol, Arniqueira, Expansão Samambaia e Varjão, com um investimento total de R$ 36 milhões.

 

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) foi responsável pela construção dessas unidades, que passaram por um rigoroso processo de vistoria técnica, abrangendo aspectos da estrutura topográfica, hidráulica, elétrica e habitacional, contando com a participação de diferentes órgãos. Essa abordagem tem como objetivo garantir a segurança das instalações, especialmente para a população que frequenta esses espaços.

 

Além disso, durante o funcionamento dos novos restaurantes, a Novacap realiza manutenções necessárias nas instalações e é acionada para reparos na estrutura dos equipamentos, quando necessário.

 

“É fundamental garantirmos que todos os equipamentos utilizados nos Restaurantes Comunitários estejam em perfeito estado de funcionamento e atendam aos mais altos padrões de segurança e qualidade. A fiscalização desses equipamentos é essencial não apenas para assegurar o bom atendimento à comunidade, mas também para proteger a saúde e o bem-estar dos usuários e colaboradores. O GDF reafirma seu compromisso com a manutenção rigorosa e a supervisão técnica necessária para que esse importante espaço continue servindo refeições dignas e seguras à população”, enfatizou o presidente da Novacap, Fernando Leite.

 

João Vitor Tavares

Leia também

Divulgada lista extra com quase 3 mil novos contemplados do Prato Cheio

GDF vai ampliar refeições para todos os restaurantes comunitários em 2025

Agendamento nos Cras será confirmado pelo WhatsApp a partir do dia 18

Mais de 155 mil famílias vulneráveis foram atendidas nas recepções do Cras em 2024

Servidores participam de capacitação sobre o novo Cadastro Único

Assuntos Social
Redação 11 de fevereiro de 2025 11 de fevereiro de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Social

Divulgada lista extra com quase 3 mil novos contemplados do Prato Cheio

26 de fevereiro de 2025
Social

GDF vai ampliar refeições para todos os restaurantes comunitários em 2025

11 de fevereiro de 2025
Social

Agendamento nos Cras será confirmado pelo WhatsApp a partir do dia 18

11 de fevereiro de 2025
Social

Mais de 155 mil famílias vulneráveis foram atendidas nas recepções do Cras em 2024

11 de fevereiro de 2025
Social

Servidores participam de capacitação sobre o novo Cadastro Único

11 de fevereiro de 2025
Social

Liberados mais de R$ 42 milhões para pagamento dos cartões Gás, Prato Cheio e DF Social

11 de fevereiro de 2025
Informe BrasilienseInforme Brasiliense