Adriana Machado, da Ascom SSP-DF
Com foco na valorização dos profissionais de segurança e na qualificação técnica, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, promove a 45ª edição do Curso Básico de Business Intelligence Aplicado à Segurança Pública, em Brasília/DF. A formação é voltada para servidores das forças de segurança e ocorre nas dependências da Escola Superior de Polícia Civil da PCDF (ESPC/PCDF), no Riacho Fundo II. O objetivo é o aperfeiçoamento técnico de servidores que atuam na segurança pública do DF, com ênfase na aplicação prática do software Power BI, principal ferramenta utilizada na capacitação.
Participam do curso 35 servidores da SSP-DF, das polícias Militar e Civil (PMDF e PCDF), do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), e polícias Rodoviária Federal (PRF) e Federal (PF). As aulas, que tiveram início na segunda-feira (7), seguem até a próxima sexta-feira (11), nos turnos matutino e vespertino.
A capacitação representa um passo decisivo na consolidação de uma cultura de dados dentro da segurança pública, ampliando a capacidade analítica das instituições e fortalecendo a tomada de decisões com base em evidências concretas. Com o uso de ferramentas como o Power BI, os participantes são preparados para transformar grandes volumes de dados em informações estratégicas para prevenção, repressão e gestão de recursos.
“Investir na qualificação dos nossos servidores é investir em inteligência, eficiência e proteção. Ao capacitarmos os profissionais com ferramentas modernas como o Business Intelligence, garantimos uma atuação mais precisa, integrada e capaz de antecipar soluções. Essa é uma política de valorização em que os resultados recaem diretamente no serviço prestado à população”, ressalta o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
Para o coordenador do curso e Gerente de Tecnologias Educacionais da SSP-DF, Edmilson Silva Souza, a iniciativa cumpre papel fundamental no fortalecimento da integração e da cultura de análise de dados nas instituições. “O curso de Business Intelligence é uma ferramenta estratégica para fortalecer a cultura da análise de dados nas instituições de segurança pública. Ao capacitarmos nossos profissionais com técnicas modernas de análise e visualização de informações, ampliamos a capacidade de resposta do Estado, tornamos nossas ações mais assertivas e, neste caso, ainda temos a oportunidade de reforçar a integração entre as forças”.
O instrutor do curso e analista de dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, Ronaldo Magalhães ressalta como o BI contribui diretamente para decisões mais precisas e eficazes. “A ferramenta de BI visa auxiliar o processo de tomada de decisões, a partir do tratamento e modelagem dos dados, transformando-os em informações e gerando painéis totalmente interativos. Essa ferramenta voltada para a segurança pública contribui para ações mais precisas no combate a criminalidade”.
O papiloscopista Leandro dos Santos Barbosa, da Polícia Civil do Paraná, também instrutor convidado pelo Ministério da Justiça, destaca o impacto direto do uso dessas tecnologias na atuação das forças de segurança. “Ferramentas de análise de dados, como o Power BI, têm transformado a segurança pública ao facilitar a visualização e interpretação de informações criminais. Isso permite que autoridades atuem com mais precisão, prevenindo crimes e otimizando o uso de recursos”.