Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Brasiliense
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe BrasilienseInforme Brasiliense
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segurança

🚨📲 Brasília será primeira cidade do Centro-Oeste com botão de emergência na Uber ligado ao 190

24 de abril de 2025
Compartilhar

 

Agência Brasília

 

O botão de segurança do aplicativo da Uber agora será integrado ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), com o objetivo de agilizar a resposta da Polícia Militar do DF (PMDF) em situações críticas.

 

A iniciativa foi oficializada nesta quinta-feira (24), durante assinatura de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a SSP-DF e a empresa privada. Com a integração, ao acionar o botão de emergência no aplicativo, usuários e motoristas compartilham automaticamente com as forças de segurança a localização em tempo real e dados da viagem — como placa, modelo, cor do veículo e informações do usuário e do condutor. O sistema funciona por meio da empresa RápidOS, que interliga a Uber ao Ciob.

 

 

O Distrito Federal é a primeira unidade da Federação da Região Centro-Oeste a contar com a integração do aplicativo da Uber ao canal de emergência 190. “O DF tem uma política inovadora de proteção. Temos os melhores índices de segurança pública da história e sermos referência na segurança dos aplicativos é, com certeza, uma grande alegria”, destacou a vice-governadora Celina Leão, durante a cerimônia.

 

“Com base nessas informações, vamos conseguir rastrear o veículo de imediato. Mesmo que o dispositivo seja descartado, ainda teremos o registro do local onde isso ocorreu, o que facilita a atuação da Polícia Militar”, explicou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar. Ele afirmou ainda que a parceria é um passo importante para a segurança na capital e pode servir de modelo para outras empresas.

 

Para a comandante da PMDF, Ana Paula Habka, a integração contribui com o trabalho da corporação. “A PMDF está sempre em apoio aquilo que a gente faz de melhor, que é a segurança. Mas para isso é muito importante que a gente se una com a sociedade civil, os equipamentos privados e a segurança pública. A gente agindo juntos, termina um papel melhor que é dar segurança tanto ao trabalhador, quanto ao usuário da Uber”, destaca.

 

Foto: Agência Brasília

 

A iniciativa marca o primeiro passo da parceria, mas ainda será necessário um período de integração entre os sistemas da Uber e da PMDF para definir os desdobramentos técnicos e operacionais da implementação.

 

Como vai funcionar

O botão de emergência — representado por um escudo — aparece para motoristas e usuários assim que a corrida começa, durante todo o trajeto. Ao selecionar a opção “Ligar para a Polícia”, o sistema encaminha, de forma automática, os dados do veículo, do motorista e a localização exata da ocorrência para a central de segurança. Em seguida, o usuário realiza a ligação para relatar a situação, já contando com o suporte das informações enviadas previamente.

 

A ferramenta utiliza sinais de GPS e redes Wi-Fi, captados pelo celular, para identificar com maior precisão o posicionamento dos dispositivos. “Nada muda para o usuário e para o motorista. Ambos continuam usando o mesmo aplicativo. A única diferença é que agora, quando ele ligar para o 190 através do aplicativo, a polícia vai receber um dado ainda mais importante, que é a localização e dados daquela viagem”, explica o gerente de Comunicação para Assuntos de Segurança da Uber no Brasil, Yuri VillaCorta.

 

O usuário que tiver a solicitação de viagem feita por um terceiro, também consegue fazer a solicitação de emergência. “Hoje, quando você vai pedir uma viagem para uma outra pessoa, há uma ferramenta que possibilita que aquela tenha acesso como usuário ativo e também consiga ligar para polícia”, acrescenta Villacorta.


Capacitação e proteção de dados

O acordo prevê também a adaptação tecnológica dos sistemas, capacitação de agentes de segurança e respeito integral à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com o uso de soluções tecnológicas avançadas para a prevenção de crimes, a proteção da vida e a promoção de um ambiente urbano mais seguro.

 

 

Leia também

🚨🌳Segurança amplia atuação na zona rural com criação de novos Consegs

Reunião semestral reforça papel estratégico dos conselhos comunitários de segurança no DF

🐶🚨 Caravana de Proteção Animal promove adoção e vacinação de pets no Eixão do Lazer

🫱🏻‍🫲🏼🚨SSP-DF e Senasp realizam qualificação técnica de servidores com foco em análise, gestão de dados e eficiência

✍🏻🚨Pesquisa distrital sobre segurança pública começa nesta segunda (7) no DF

Assuntos Segurança
Redação 24 de abril de 2025 24 de abril de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Segurança

🚨🌳Segurança amplia atuação na zona rural com criação de novos Consegs

11 de julho de 2025
Segurança

Reunião semestral reforça papel estratégico dos conselhos comunitários de segurança no DF

11 de julho de 2025
Segurança

🐶🚨 Caravana de Proteção Animal promove adoção e vacinação de pets no Eixão do Lazer

11 de julho de 2025
Segurança

🫱🏻‍🫲🏼🚨SSP-DF e Senasp realizam qualificação técnica de servidores com foco em análise, gestão de dados e eficiência

9 de julho de 2025
Segurança

✍🏻🚨Pesquisa distrital sobre segurança pública começa nesta segunda (7) no DF

7 de julho de 2025
Segurança

🚨Com presença de lideranças de todo o país, iLab-Segurança 2025 tem início

3 de julho de 2025
Informe BrasilienseInforme Brasiliense