Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Brasiliense
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe BrasilienseInforme Brasiliense
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segurança

🚨👧🏻🧒🏽PMDF promove atividade cívico-educativa para crianças e adolescentes na volta às aulas

13 de fevereiro de 2025
Compartilhar

Agência Brasília

Estudantes do colégio cívico-militar CED 308 do Recanto das Emas retornaram às aulas com entusiasmo, sendo recepcionados por personagens icônicos da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), como o Leão Daren e o sargento Valente. A ação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), acompanhada por palestras de combate ao bullying e outros temas, integra o cronograma plurianual do batalhão escolar, que promove campanhas educativas em diversas escolas do DF nesta semana.

 

 

O grupamento já passou pelos colégios cívico-militares de Ceilândia e da Estrutural e as próximas visitas estão programadas para unidades em Samambaia e Ceilândia Sul. Nos dias da ação, os membros da comunidade escolar participam de palestras sobre segurança pública, prevenção da violência, conscientização sobre o trânsito e dicas sobre como evitar o uso de drogas e combater o bullying. Para atuar na operação, o efetivo da PMDF participou de uma preparação ao longo de janeiro voltada à prevenção do cyberbullying e outros temas relacionados à educação, como o atendimento de ocorrências em ambiente escolar e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

O Proerd levou palestras sobre segurança pública, prevenção da violência, conscientização sobre o trânsito e dicas sobre como evitar o uso de drogas e combater o bullying a dois colégios cívico-militares | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

 

A comandante do batalhão escolar, tenente-coronel Renata Cardoso, afirma que é executado um planejamento prévio em que as equipes intensificam as ações de policiamento ostensivo em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, além das ações preventivas trabalhadas por meio de palestras e rodas de conversa sobre temas relevantes para a comunidade escolar.

 

“Hoje o bullying não é mais visto somente como uma brincadeira de mau gosto, mas um tipo previsto no nosso ordenamento jurídico. Tudo aquilo que constrange ou deixa alguém desconfortável é porque passou do limite da brincadeira e já é algo que traz uma série de malefícios para esse estudante, como adoecimento mental e queda no rendimento escolar. Atuamos com uma linguagem acessível e lúdica para esse público, porque queremos fazer um trabalho integrado. Esse é o principal objetivo do Governo do Distrito Federal, uma segurança que é um braço amigo da escola, porque educação e segurança caminham juntas”, declara.

 

Renata Cardoso: “Hoje o bullying não é mais visto somente como uma brincadeira de mau gosto, mas um tipo previsto no nosso ordenamento jurídico”

 

A comandante acrescenta, ainda, que o batalhão de policiamento escolar faz um trabalho de policiamento comunitário, com orientações para além do estudante, alcançando os pais, professores e toda comunidade escolar. “São direcionamentos como acompanhar as redes sociais, conhecer os amigos dos filhos, verificar as mochilas eventualmente para checar se o aluno leva alguma coisa que não é permitida. Aos condutores de veículos, a gente pede atenção redobrada, porque estamos com um fluxo maior de pelo menos 650 mil pessoas no Distrito Federal e isso impacta muito no trânsito”.

 

Segurança e respeito

O professor de matemática do colégio cívico-militar CED 308 do Recanto das Emas, Raphael Tocantins, ressalta o impacto visível que as ações levam para a sala de aula, onde os alunos têm demonstrado mais respeito uns com os outros. “Às vezes o bullying não é um assunto muito comentado em casa ou nas ruas com os colegas. Trazer esses pontos para a escola ajuda bastante. Além disso, esse momento de entrar em forma ajuda até na parte pedagógica, porque acalma os ânimos antes deles chegarem na classe”.

 

Ezabelly Fernandes da Silva conta que sofre bullying na escola, mas que se sente aliviada quando os policiais conversam com os colegas dela sobre o assunto

 

A estudante Ezabelly Fernandes da Silva, de 13 anos, afirmou que estava animada desde dezembro para voltar às aulas e achou o momento de recepção com o batalhão escolar interessante: “Essa é a melhor escola de todas que eu já estudei. Aqui tem mais segurança e os policiais dão mais atenção a nós. O bullying é algo que eu já sofro porque tenho que usar um carrinho por causa das minhas pernas. E quando eles falam sobre isso com os alunos, nos sentimos aliviados porque sabemos que os policiais estão aqui para nos ajudar e nos unir”.

 

O gêmeo de Ezabelly, Ezequiel Fernandes da Silva, estuda no mesmo colégio e reforça a fala da irmã: “A gente aprende o respeito e a união. É muito bom se sentir seguro. Além disso, os professores daqui ensinam muito bem e tenho muitos amigos legais que ajudam nas atividades”.

 

Outros mascotes conhecidos das forças de segurança, como o Lobo-Guará, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), e personagens do grupo Teatro Rodovia, do Departamento de Trânsito do DF (Detran), fizeram aparições na escola, além da Banda de Música da PMDF. Para a estudante Heloísa Fernandes, 11, foi uma das partes mais legais. Ela descreveu os personagens como fofinhos e engraçados.

 

Ela destaca que voltar à escola é divertido, pois encontra inspiração e novos aprendizados. “Estou superanimada porque gosto muito dessa escola. Além da segurança, tem a música também, que me inspira bastante e consigo me concentrar melhor, então é uma parte muito boa”.

 

Leia também

🚨🌳Segurança amplia atuação na zona rural com criação de novos Consegs

Reunião semestral reforça papel estratégico dos conselhos comunitários de segurança no DF

🐶🚨 Caravana de Proteção Animal promove adoção e vacinação de pets no Eixão do Lazer

🫱🏻‍🫲🏼🚨SSP-DF e Senasp realizam qualificação técnica de servidores com foco em análise, gestão de dados e eficiência

✍🏻🚨Pesquisa distrital sobre segurança pública começa nesta segunda (7) no DF

Assuntos Segurança
Redação 13 de fevereiro de 2025 13 de fevereiro de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Segurança

🚨🌳Segurança amplia atuação na zona rural com criação de novos Consegs

11 de julho de 2025
Segurança

Reunião semestral reforça papel estratégico dos conselhos comunitários de segurança no DF

11 de julho de 2025
Segurança

🐶🚨 Caravana de Proteção Animal promove adoção e vacinação de pets no Eixão do Lazer

11 de julho de 2025
Segurança

🫱🏻‍🫲🏼🚨SSP-DF e Senasp realizam qualificação técnica de servidores com foco em análise, gestão de dados e eficiência

9 de julho de 2025
Segurança

✍🏻🚨Pesquisa distrital sobre segurança pública começa nesta segunda (7) no DF

7 de julho de 2025
Segurança

🚨Com presença de lideranças de todo o país, iLab-Segurança 2025 tem início

3 de julho de 2025
Informe BrasilienseInforme Brasiliense