Ascom SSP-DF
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) informa que realiza reuniões que antecedem qualquer ato público ou manifestação. Esses encontros têm como objetivo o planejamento e a execução de ações das forças de segurança pública locais e federais, visando a segurança, preservação da ordem pública, mobilidade e prestação dos serviços públicos, conforme atribuições legais das respectivas Instituições, Órgãos e Agências (IOAs) envolvidas.
Em relação à reunião ocorrida no dia 09/04/2025, em formato híbrido, para tratar da Marcha de Indígenas na Esplanada dos Ministérios, a SSP-DF informa que a manifestação pessoal veiculada pela imprensa não foi proferida por nenhum servidor do Governo do Distrito Federal, nem por qualquer servidor ligado à área de Segurança Pública, seja no âmbito Distrital ou Federal, ou mesmo pelas Polícias das Casas Legislativas ou do STF.
O fato ocorrido durante a reunião será noticiado ao órgão de lotação do servidor, o qual está atrelado o aparelho celular que ingressou na reunião, no caso, na modalidade virtual, para apuração e providências cabíveis.
A SSP-DF reitera que não coaduna com qualquer manifestação de caráter violento, que as reuniões são gravadas e os órgãos, nas três esferas de poder, tanto a nível Distrital como Federal, são convidados formalmente e indicam servidores que agem em nome das referidas instituições.
Importante ressaltar que a pasta acompanha todo ato ou evento, mesmo sem comunicação prévia. Esse monitoramento é feito de maneira integrada entre as forças de segurança e outros 31 órgãos, bem como instituições e agências do governo local e federal, com suporte de câmeras de videomonitoramento.
Esses órgãos integrados monitoram atos públicos de toda e qualquer natureza, respeitados os limites constitucionais. Além disso, auxiliam na promoção de ações de segurança pública – o trabalho em conjunto corrobora com a segurança, mobilidade, fiscalização e saúde da população do DF.