Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Brasiliense
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe BrasilienseInforme Brasiliense
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segurança

🚨📉GDF intensifica uso de dados para orientar políticas de segurança pública

24 de junho de 2025
Compartilhar

Agência Brasília

 

Dados orientam decisões — e, no Distrito Federal, essa lógica tem guiado medidas adotadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) na área de segurança pública. A mais recente, que restringe o funcionamento de distribuidoras de bebidas entre meia-noite e 6h, é um exemplo claro de como o uso inteligente das informações pode gerar ações efetivas no combate à criminalidade.

 

A decisão, implementada por meio de uma portaria conjunta da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e da Secretaria de Governo, foi baseada em evidências que associam ocorrências de homicídios à movimentação nesses estabelecimentos durante a madrugada.

 

“Embora os resultados ainda estejam em análise, os primeiros indicadores são bastante positivos, com redução perceptível da criminalidade nesses locais. Apesar de o foco principal ser a diminuição dos crimes contra a vida, também temos registrado queda em outros indicadores de segurança pública”, destaca o titular da SSP-DF, Sandro Avelar.

 

Há uma década, o Distrito Federal conta com uma unidade especializada na análise de dados de segurança pública: a Subsecretaria de Gestão da Informação (SGI), da SSP-DF | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Segundo o secretário, as estratégias da pasta – baseadas em evidências e diagnósticos técnicos – permitem ações de enfrentamento qualificado. “Cada medida adotada resulta de análises de dados que fortalecem a segurança da população. Recentemente lançamos o primeiro anuário de segurança pública do DF, um estudo que reúne informações que orientam políticas públicas e aprimoram a transparência e o diálogo com a sociedade civil”, acrescenta.

 

Fortalecimento da gestão da informação

Há uma década, o Distrito Federal conta com uma unidade especializada na análise de dados de segurança pública: a Subsecretaria de Gestão da Informação (SGI), da SSP-DF. O setor é responsável por estudos diagnósticos sobre a criminalidade, a partir da integração de registros policiais, atendimentos do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) e pesquisas junto à população. “O uso de tecnologia na análise integrada de diferentes bancos de dados nos permite elaborar estudos cada vez mais completos”, afirma o subsecretário George Couto.

 

Com o objetivo de fortalecer ainda mais esse processo, a SSP-DF instituiu, em abril deste ano, a Secretaria Executiva Institucional e de Políticas de Segurança Pública, voltada à articulação entre as áreas de políticas públicas, prevenção criminal e gestão da informação.

 

“O uso de tecnologia na análise integrada de diferentes bancos de dados nos permite elaborar estudos cada vez mais completos”, afirma o subsecretário George Couto

“Com essa secretaria, conseguimos aperfeiçoar o processo de formulação e implementação de políticas públicas consistentes, duradouras e com resultados reais para a população”, explica o secretário executivo Thiago Frederico de Souza Costa. “Esse olhar técnico e estruturado permite avançar com medidas como a regulamentação das distribuidoras, pautadas na prevenção e na redução da criminalidade”, acrescenta.

Diagnósticos em ações qualificadas

Além do embasamento técnico, as análises qualificam a atuação tático operacional das forças de segurança do DF. O policiamento ostensivo orientado pela inteligência, a repressão qualificada e o uso de tecnologias têm sido aliados essenciais para transformar os diagnósticos em resultados concretos.

 

Segundo a SSP-DF, a estratégia atual se baseia na integralidade das ações, em que o combate à criminalidade é compartilhado com outras áreas do governo e envolve a participação ativa da população. “Contamos com a atuação de diversas instituições e da sociedade civil que, dentro de suas competências, somam esforços para que nossos diagnósticos resultem em desdobramentos operacionais efetivos”, finaliza Thiago.

 

Resultados consistentes

O aprimoramento da gestão da segurança pública no DF reflete-se em uma tendência de queda dos principais indicadores, com destaque para a redução dos crimes violentos letais intencionais (CVLIs), como homicídios e latrocínios. A queda é atribuída a ações integradas de inteligência, monitoramento por câmeras, parcerias entre órgãos e à adoção de estratégias baseadas em evidências.

 

Um exemplo é o programa Segurança Integral, implementado em 2023, que fortalece a articulação entre as forças de segurança e levou o DF a alcançar um novo recorde histórico na taxa de homicídios por 100 mil habitantes.

 

Edição: Agência Brasília

 

Leia também

🚨🌳Segurança amplia atuação na zona rural com criação de novos Consegs

Reunião semestral reforça papel estratégico dos conselhos comunitários de segurança no DF

🐶🚨 Caravana de Proteção Animal promove adoção e vacinação de pets no Eixão do Lazer

🫱🏻‍🫲🏼🚨SSP-DF e Senasp realizam qualificação técnica de servidores com foco em análise, gestão de dados e eficiência

✍🏻🚨Pesquisa distrital sobre segurança pública começa nesta segunda (7) no DF

Assuntos Segurança
Redação 24 de junho de 2025 24 de junho de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Segurança

🚨🌳Segurança amplia atuação na zona rural com criação de novos Consegs

11 de julho de 2025
Segurança

Reunião semestral reforça papel estratégico dos conselhos comunitários de segurança no DF

11 de julho de 2025
Segurança

🐶🚨 Caravana de Proteção Animal promove adoção e vacinação de pets no Eixão do Lazer

11 de julho de 2025
Segurança

🫱🏻‍🫲🏼🚨SSP-DF e Senasp realizam qualificação técnica de servidores com foco em análise, gestão de dados e eficiência

9 de julho de 2025
Segurança

✍🏻🚨Pesquisa distrital sobre segurança pública começa nesta segunda (7) no DF

7 de julho de 2025
Segurança

🚨Com presença de lideranças de todo o país, iLab-Segurança 2025 tem início

3 de julho de 2025
Informe BrasilienseInforme Brasiliense